Médico de formação, o deputado federal José Rocha (União Brasil/BA) coordena desde o início do ano a Frente Parlamentar Mista da Indústria. Com a experiência de oito mandatos na Câmara Federal, coloca como prioridade das discussões o impacto da Reforma Tributária, que vai impactar diretamente a indústria nacional, e defende alíquotas diferenciadas para setores estratégicos. Em entrevista ao FarmaBrasil, alerta que a falta de segurança jurídica é um ponto que trava investimentos e o crescimento do setor, inclusive a geração de empregos.
A indústria é um dos três pilares mais importantes para sustentar e fomentar a economia brasileira. Não tenha dúvida que o Congresso Nacional tem que estar numa parceria para que nós possamos ter este espaço na Câmara dos Deputados e no Senado para debatermos toda a legislação que diz respeito à indústria. Nós temos agora a Reforma Tributária, que é de uma importância muito grande, vai impactar diretamente o setor da indústria. Nós temos que discutir, ver quais são os interesses daqueles que fazem a indústria no nosso país nas mais diversas atividades, nos mais diversos segmentos deste setor importante para a economia brasileira.
Segurança jurídica é um deles. A indústria precisa ter seus investimentos seguros e com perspectivas de retorno. Assim, continuará gerando emprego e renda para a população e transformando as matérias primas utilizadas e consumidas pelas pessoas. Há ainda a questão do segmento não ser onerado com relação à exportação dos produtos industrializados no Brasil. Outro grande gargalo na indústria brasileira é o processamento das matérias primas. Às vezes nós exportamos matéria prima para depois importar o processado, então essa verticalização da indústria também é uma questão que deve ser estudada e debatida.
Sim, é importante termos regimes diferentes e a reforma tributária é uma oportunidade para discutir essas diferenças de alíquotas dentro da diversidade da indústria brasileira, uma alíquota única implicaria um aumento grande de impostos para os setores estratégicos.
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.