Foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta segunda-feira (28/1) o registro de mais uma vacina contra a meningite B. A exemplo da Bexsero — a única vacina contra a doença até então registrada no Brasil —, a Trumenba é uma vacina adsorvida meningocócica B (recombinante).
A Trumenba é indicada para a imunização ativa de pessoas com 10 a 25 anos de idade, para prevenir doenças invasivas meningocócicas causadas por Neisseria meningitidis dos sorogrupos B. A nova vacina contém dois antígenos, compostos por duas variantes da forma recombinante da proteína ligante do fator H (fHBP): subfamília A e subfamília B.
O produto foi registrado em conformidade com a RDC 55/2010, que dispõe sobre o registro de produtos biológicos.
A bactéria Neisseria meningitidis é um patógeno exclusivamente humano que coloniza o trato respiratório superior e que, em alguns indivíduos, pode causar doença séria e potencialmente fatal. Sua transmissão ocorre por contato com gotículas originadas no trato respiratório superior, tipicamente resultando em colonização e em portador assintomático em indivíduos saudáveis quanto aos demais parâmetros.
Em certas circunstâncias, ainda não totalmente compreendidas, a bactéria é capaz de invadir o hospedeiro humano, levando à bacteremia (presença de bactérias na corrente sanguínea), que então se manifesta como doença invasiva meningocócica potencialmente fatal.
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.