15/02/2019 – 11:19
Por Juliano Basile
BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro (PSL) indicou o general e médico Paulo Sérgio Sadauskas para diretor da gência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele terá que passar por uma sabatina no Senado antes de ser confirmado para o cargo.
Sadauskas se formou na Faculdade de Medicina de Jundiaí, em São Paulo, e foi chefe de gabinete da Diretoria de Saúde o Exército em 2015. Ele é mais um integrante do Exército que foi nomeado para cargo no governo federal por Bolsonaro.
A 13 dias do fim do seu mandato, em 2018, o agora ex-presidente Michel Temer (MDB) chegou a indicar, em mensagem ao Senado, o então deputado e líder do governo no Congresso, André Moura (PSC), que não conseguiu se eleger senador em ergipe, para a diretoria da Anvisa.
Sem qualquer experiência na área de saúde, a indicação de Moura foi altamente contestada por servidores do setor. A presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na ocasião, a então senadora Marta Suplicy (SP), sem partido, se recusou a colocar a indicação para apreciação pelo órgão. Na época presidente já eleito, Bolsonaro negou a indicação de Moura por meio do Twitter.
Em sentença proferida ainda em dezembro, a Justiça em Sergipe condenou Moura por abuso de poder político, com punição de inelegibilidade por oito anos.
A Anvisa é dirigida por um colegiado de cinco diretores com mandatos de três anos não coincidentes entre si, sendo um os membros designado por decreto do presidente da República para presidir o órgão. Atualmente, A Anvisa tem apenas quatro diretores nomeados e a presidência está nas mãos do médico cardiologista William Dib, ex-prefeito de São Bernardo do Campo (SP), com mandato até 21 de dezembro deste ano.
Leia mais em: https://www.valor.com.br/politica/6120517/bolsonaro-indica-general-para-diretoria-da-anvisa#
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.