A venda de medicamentos por distribuidoras que atendem farmácias independentes subiu 8,3% em 2018, segundo a consultoria Iqvia, que audita o setor, e a Abradilan, associação que representa as empresas.
O ritmo de expansão variou pouco ao longo do último ano, de acordo com Cristina Amorim, diretora-executiva da entidade.
“É um segmento sem muitas oscilações devido à sua natureza. Os medicamentos são produtos essenciais, então seguimos otimistas para 2019.”
A Abradilan ainda não fez projeções de crescimento para este ano, mas alguns dos fatores que mais costumam surpreender as previsões parecem estáveis, segundo Amorim.
“O teto de reajuste [do preço dos remédios] ficou dentro do esperado, em 4,5%, e todos trabalham com o dólar entre R$ 3,70 e R$ 3,80”, diz ela.
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.