19.fev.2019 às 3h00
Maria Cristina Frias
Hospitais têm relatado falta de cloridrato de amiodarona, usado contra arritmias cardíacas, segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia).
As poucas empresas que fabricam o medicamento interromperam a produção, afirma Oscar Dutra, presidente da entidade, que encaminhou um ofício para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre o tema.
A Anvisa diz que pediu esclarecimentos à Hipolabor, uma das fabricantes, mesmo sem constatar descontinuação.
“A empresa informou que nos últimos 12 meses foram fabricados 20 lotes do genérico injetável e que existe estoque atual”, informa, em nota.
“Esclareceu também que, desde meados de 2018, enfrentou problemas para aquisição do princípio ativo.”
Procurada, a Hipolabor reafirma que a indústria responsável pelo insumo farmacêutico atrasava o fornecimento. Outras empresas do setor relataram o mesmo problema.
“No dia 15 de fevereiro a matéria-prima foi disponibilizada e, a partir da segunda quinzena de março, a empresa terá capacidade de atender 100% da demanda nacional.”
Leia mais em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/mercadoaberto/2019/02/hospitais-registram-falta-de-medicamento-para-coracao.shtml
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.