A tecnologia proxy-CRISPR fornece solução para melhorar a edição de genomas e desenvolver novas possibilidades para pesquisa. Ajuda a modificar as regiões de difícil acesso do genoma, aumentando a cobertura dos genomas.
Darmstadt, Alemanha — A Merck, uma empresa líder de ciência e tecnologia e líder na edição de genomas anunciou hoje que o Departamento de Patentes e Marcas Comerciais dos Estados Unidos emitiu uma notificação oficial autorizando a solicitação de patente da Merck dirigida à sua tecnologia proxy-CRISPR.
13 patentes relacionadas com a CRISPR foram concedidas para a Merck em todo o mundo.
“Esta é nossa primeira patente nos EUA para a CRISPR e, como uma empresa inovadora líder da tecnologia CRISPR, continuaremos a colaborar com cientistas de todo o mundo para assegurar que todo o potencial desta poderosa ferramenta seja atingido de forma responsável e ética”, disse Udit Batra, membro da Diretoria Executiva da Merck e CEO da Divisão de Ciências da Vida. “Esta é uma excelente notícia para os pesquisadores nos Estados Unidos, pois agora eles têm mais opções de edição de genes, as quais aceleram o desenvolvimento de medicamentos”.
A proxy-CRISPR da Merck é uma nova técnica de edição de genomas a qual torna a CRISPR mais eficiente, flexível e específica, através da abertura do genoma para a modificação do DNA.
A tecnologia pode ajudar os cientistas a modificarem regiões de difícil acesso do genoma.
Esta autorização de patente nos EUA marca a 13ª. patente da Merck para a tecnologia CRISPR em todo o mundo. O portfólio de patentes CRISPR da empresa inclui patentes concedidas na Austrália, Canadá, Europa, Singapura, China, Israel e Coreia do Sul. Tais patentes são para tecnologias relacionadas com a CRISPR, cobrindo métodos fundamentais e alternativos da edição de genomas.
Para a implantação do método proxy-CRISPR, dois sistemas CRISPR são projetados para atingirem o genoma na proximidade dos dois e trabalharem juntos. Um dos sistemas CRISPR abre uma “porta” regional, afastando as proteínas da cromatina bloqueadoras, enquanto que o outro segue adiante para encontrar a localização exata para a modificação. Como a modificação resultante requer dois eventos CRISPR vinculados, o método proxy-CRISPR pode permitir duas vezes a especificidade dos sistemas CRISPR individuais.
A Merck recebeu patentes para sua tecnologia CRISPR de nickases emparelhados (corte ou clivagem de cadeias opostas da sequência cromossômica, a fim de criar a quebra de cadeia dupla) na Austrália, Canadá e Europa. Patentes para a tecnologia de integração CRISPR da Merck (corte cromossômico da sequência de células eucarióticas e inserção de uma sequência de DNA) foram concedidas na Austrália, Canadá, Europa, Singapura, China, Israel e Coreia do Sul. A Merck está licenciando todo seu portfólio de patentes para todas as áreas de uso.
A tecnologia CRISPR é uma das competências principais da Merck, que tem 15 anos de experiência com a edição de genomas, desde a descoberta até a fabricação. A Merck reconhece que a edição de genomas resultou em importantes avanços na pesquisa biológica e na medicina. Ao mesmo tempo, o crescente potencial das tecnologias de edição de genomas deu origem a preocupações científicas, legais e sociais. A empresa apoia a pesquisa sobre a edição de genomas com cuidadosa consideração dos padrões éticos e legais. A Merck estabeleceu um Painel Consultivo de Bioética (Bioethics Advisory Panel) independente e externo para fornecer orientações para as pesquisas nas quais seus negócios estão envolvidos, incluindo pesquisa sobre ou o uso de edição de genomas e desenvolveu, definiu e publicou, de forma transparente, um claro posicionamento operacional, considerando q uestões científicas e sociais, para esclarecer abordagens terapêuticas promissoras a serem usadas nas pesquisas e nas aplicações.
Perfil — A Merck, uma empresa líder de ciência e tecnologia, opera nas áreas de cuidados com a saúde, ciências da vida e materiais de alto desempenho. Cerca de 51.000 funcionários trabalham para fazer uma diferença positiva para a vida de milhões de pessoas todos os dias através da criação de maneiras de viver com mais alegria e sustentabilidade. Desde o avanço nas tecnologias de edição de genes e a descoberta de maneiras exclusivas para tratar das doenças mais desafiadoras até a habilitação de inteligência em aparelhos – a Merck está em todas as áreas. Em 2017, a Merck gerou vendas de 15,3 bilhões em 66 países. A exploração científica e o empreendedorismo responsável têm sido fatores-chave para os avanços tecnológicos e científicos da Merck. É assim que a Merck prospera desde sua fundação em 1668. A família fundadora continua sendo a proprietária majoritária da empresa de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca “Merck”. As únicas exceções estão nos Estados Unidos e no Canadá, onde a empresa opera como EMD Serono no setor de cuidados com a saúde, MilliporeSigma no setor de ciências da vida e EMD Performance Materials.