Com o objetivo de ampliar a articulação das políticas públicas com os avanços do setor farmacêutico, o Ministério da Saúde promoveu a abertura do 1º Fórum Global do Complexo Industrial da Saúde. O evento marca uma pauta de retomada da agenda da saúde como um todo, segundo Sandra Barros, secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. “O dinamismo da inovação versus a necessidade do País de fortalecer o complexo econômico industrial em saúde tem gerado, principalmente após o período pandêmico, debates com vários setores afins, com propostas estruturantes para o fortalecimento do setor e da sustentabilidade do sistema público de saúde”, explicou Sandra.
O Grupo FarmaBrasil participou, por meio da figura de seu presidente executivo, do painel 2 – Desafios e perspectivas para a inovação em saúde. Entre os destaques houve a participação da Tania Lopes, Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas do TCU, que ressaltou o potencial do uso do poder de compra para alavancar a inovação. O TCU tem se debruçado em orientações para gerar segurança jurídica para os novos instrumentos e repassar a mensagem de que o TCU apoia essas iniciativas.
André Rauen, do IPEA, falou um pouco sobre as encomendas tecnológicas e a importância do uso do poder de compra para estimular a inovação privada (garantir mercado consumidor para empresas inovadoras).
Em sua fala, o Dr. Reginaldo Arcuri parabenizou o Ministro Marcelo Queiroga pela abertura do espaço para diálogo sobre a importância da construção de um complexo industrial da saúde no Brasil.