Em entrevista para o canal CB Poder, o presidente-executivo do GFB, Reginaldo Arcuri, falou sobre as disputas judiciais que pretendem estender a vigência de patentes de remédios para além dos 20 anos estabelecidos na Lei de Propriedade Industrial (Lei n.º 9279/1996). O prazo é uma unanimidade na legislação mundial sobre o tema.
Arcuri ainda explica como essa extensão pode aumentar os custos de medicamentos para o SUS: a soma chega a R$ 1,6 bilhão. No mercado privado, os impactos podem ser na ordem de R$ 7 bilhões, segundo o estudo elaborado pela professora Júlia Paranhos do Instituto de Economia da UFRJ.
O GFB não é contra as patentes e o estímulo que a regulação oferece à inovação, mas não apoia as manobras que pretendem driblar o prazo máximo oferecido por lei para obter vantagem comercial e dificultar o acesso.
Confira a entrevista completa no YouTube do Grupo FarmaBrasil!
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.