
Conheça o Time Eurofarma
24 de fevereiro de 2025
Ação conjunta entre Biolab e universidade leva assistência médica a mais de 600 pessoas
18 de março de 2025Indústria farmacêutica espera que novo ministro da Saúde dê continuidade às estratégias para fortalecimento do setor

Durante sua primeira passagem pelo Ministério da Saúde, Alexandre Padilha esteve à frente de iniciativas fundamentais para fomentar a inovação e o desenvolvimento do país.
O Grupo FarmaBrasil, que representa 12 entre as maiores empresas farmacêuticas do país, recebe com entusiasmo a nomeação de Alexandre Padilha como ministro da Saúde e reafirma seu compromisso em trabalhar junto à nova gestão para fortalecer o setor e ampliar o acesso à saúde, inovação e pesquisa.
“Ao longo de sua trajetória, Padilha se destacou pelo amplo conhecimento dos desafios e oportunidades do setor de saúde, desempenhando um papel fundamental na formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do sistema de saúde e o complexo industrial da saúde no Brasil. Sua experiência o torna uma figura chave para promover avanços significativos na área”, avalia o presidente-executivo do Grupo, Reginaldo Arcuri.
Durante sua passagem pelo Ministério da Saúde, entre 2011 e 2014, Padilha esteve à frente de iniciativas estratégicas voltadas para a ampliação da produção nacional de medicamentos e o fortalecimento da autonomia do país e do setor farmacêutico. Entre os destaques de sua gestão estão a consolidação de mais de 100 Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) que abrangeram medicamentos de última geração como os biotecnológicos, o fortalecimento do quadro de funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a ampliação do programa Farmácia Popular.
A indústria farmacêutica reconhece os avanços conquistados sob a gestão da ministra Nísia Trindade, que liderou com dedicação e competência ações essenciais para o fortalecimento da saúde pública brasileira alinhadas com os objetivos estabelecidos na Missão 2 da Nova Indústria Brasil (NIB), iniciativa que já alavancou R$ 39,5 bilhões em investimentos para o setor.
“Reconhecemos o grandioso trabalho realizado pela ministra Nísia Trindade, que desempenhou um papel essencial no avanço das políticas de saúde no país. Confiamos agora na capacidade de Alexandre Padilha para conduzir o Ministério da Saúde e estreitar o diálogo entre o governo e a iniciativa privada. O fortalecimento dessa cooperação será fundamental para o Brasil ampliar a capacidade produtiva nacional e garantir que os avanços conquistados nos últimos anos sejam intensificados”, afirmou Arcuri.