
Indústria farmacêutica espera que novo ministro da Saúde dê continuidade às estratégias para fortalecimento do setor
25 de fevereiro de 2025A Biolab Farmacêutica reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar social ao apoiar o Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) 2025. Desenvolvido como um programa de extensão universitária da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o PECA tem levado assistência a diversas cidades do interior paulista desde sua criação em 2004. Nesta edição, a iniciativa beneficiou 633 pacientes em Socorro (SP), contando com o envolvimento de 450 voluntários, entre estudantes e profissionais de diferentes áreas da saúde.
Durante os atendimentos, a especialidade mais demandada foi a clínica médica, com a realização de 447 consultas. Além disso, foram feitos aproximadamente 200 exames laboratoriais e de imagem, 50 audiometrias e 29 procedimentos cirúrgicos. A ação abrangeu diversas áreas da saúde, incluindo medicina, enfermagem, odontologia, nutrição, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia.
“Levar saúde e bem-estar à população é um compromisso que a Biolab assume com seriedade. Nosso objetivo é apoiar iniciativas que promovam inclusão, desenvolvimento social e qualidade de vida, reafirmando nosso papel como agente de transformação”, afirma Tati Marques, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Biolab.
Os participantes do projeto destacaram a importância da iniciativa tanto para a comunidade quanto para a formação acadêmica dos voluntários. O Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos, médico voluntário, compartilhou sua experiência: “Foi uma honra atender a população e perceber o impacto positivo dos serviços prestados. Criado há 21 anos pelos alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o projeto superou todas as expectativas, mesmo com um curto período de organização.”
Sob a coordenação do Dr. Roni Fernandes, professor assistente da FCMSCSP e especialista em uro-oncologia, a iniciativa buscou não apenas reduzir a fila de espera por serviços especializados, mas também promover educação em saúde, por meio de palestras e rodas de conversa sobre temas relevantes para a comunidade.
“O PECA vai além dos atendimentos médicos, proporcionando um cuidado integral e humanizado a populações com dificuldade de acesso à saúde. Com o apoio de parceiros como a Biolab, conseguimos fortalecer a saúde pública e implementar práticas que realmente impactam a qualidade de vida das pessoas”, destaca o Dr. Roni Fernandes.
Comprometida com a iniciativa, a Biolab continuará patrocinando futuras edições do PECA, ampliando o impacto social do projeto e contribuindo para um acesso à saúde mais inclusivo e humanizado.