Ontem (23/03) a Folha de São Paulo publicou uma nota assinada por diversas entidades, entre elas o Grupo FarmaBrasil, comentando a preocupação com a sanção da lei nº 14.313.
A sanção da lei que permite ao SUS distribuir remédios para uso diferente daquele aprovado pela Anvisa também foi noticiada pelo Jornal Nacional, com posicionamento da Anvisa. Folha, O Globo, O Estado de S. Paulo, Correio Braziliense, O Tempo, Poder 360, UOL, G1 e R7 noticiaram o ato presidencial. Veículos regionais também noticiaram a decisão, reproduzindo veículos nacionais.
A nota na íntegra está abaixo:
A sanção da Lei nº 14.313, que regulamenta o uso de remédios para finalidade distinta da aprovada em registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi recebida com preocupação pelo setor farmacêutico. De acordo com a nova lei, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), subordinada ao Ministério da Saúde poderá alternar a prescrição do medicamento, sem anuência da Anvisa, até então responsável por tais atos. “O sistema vigente até a sanção da lei era bastante satisfatório, pois a Anvisa, que é um organismo independente, tem essa atribuição legal e corpo técnico preparado para esta função”, comenta o presidente do Grupo FarmaBrasil, Reginaldo Arcuri.
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.