Com o objetivo de ampliar a articulação das políticas públicas com os avanços do setor farmacêutico, o Ministério da Saúde promoveu a abertura do 1º Fórum Global do Complexo Industrial da Saúde. O evento marca uma pauta de retomada da agenda da saúde como um todo, segundo Sandra Barros, secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. “O dinamismo da inovação versus a necessidade do País de fortalecer o complexo econômico industrial em saúde tem gerado, principalmente após o período pandêmico, debates com vários setores afins, com propostas estruturantes para o fortalecimento do setor e da sustentabilidade do sistema público de saúde”, explicou Sandra.
O Grupo FarmaBrasil participou, por meio da figura de seu presidente executivo, do painel 2 – Desafios e perspectivas para a inovação em saúde. Entre os destaques houve a participação da Tania Lopes, Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas do TCU, que ressaltou o potencial do uso do poder de compra para alavancar a inovação. O TCU tem se debruçado em orientações para gerar segurança jurídica para os novos instrumentos e repassar a mensagem de que o TCU apoia essas iniciativas.
André Rauen, do IPEA, falou um pouco sobre as encomendas tecnológicas e a importância do uso do poder de compra para estimular a inovação privada (garantir mercado consumidor para empresas inovadoras).
Em sua fala, o Dr. Reginaldo Arcuri parabenizou o Ministro Marcelo Queiroga pela abertura do espaço para diálogo sobre a importância da construção de um complexo industrial da saúde no Brasil.
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.