Em discurso nesta segunda-feira (30.1) no Conselho Executivo da OMS, em Genebra, o representante do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, afirmou que o “Brasil está totalmente comprometido com a produção local e regional para apoiar nosso sistema universal de saúde e reduzir as vulnerabilidades sanitárias e assimetrias mundiais”. Em nome do governo do presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, Gadelha propôs uma resolução na Organização Mundial da Saúde para garantir uma ação internacional em defesa da saúde dos povos indígenas.
Fomentar produção nacional de medicamentos é uma das prioridades do Ministério da Saúde, conforme já foi sinalizado, em janeiro, por Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde durante reunião com representantes da indústria farmacêutica nacional. Reginaldo Arcuri, presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil (GFB), classificou a reunião como o início de um diálogo para estabelecer mecanismos de trabalho permanente com o Ministério da Saúde, que solicitou dados sobre investimentos e produção de medicamentos no Brasil.
Mais detalhes do discurso de Gadelha na OMC estão na coluna do jornalista Jamil Chade:
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.