04/02/2019
Veículo: O Estado de S.Paulo, coluna Primeira Pessoa
Jornalista: Mônica Scaramuzzo
Um dos maiores laboratórios farmacêuticos do País, a Eurofarma fechou uma importante aquisição no fim do ano para expandir na América Latina. A empresa comprou um pacote de 90 medicamentos da farmacêutica Stein, da Guatemala, e avançou posição na América Central. O valor do negócio não foi divulgado. Maria del Pilar Muñoz, vice-presidente de sustentabilidade e novos negócios da companhia, traçou planos mais ambiciosos para Eurofarma este ano. “Vamos buscar negócios na América Latina.”
Por que a aquisição da Stein é estratégica para a Eurofarma?
A aquisição desses 90 produtos da Stein é estratégica para a empresa entrar na Costa Rica e Honduras e reforçar nossa posição na América Central. O laboratório Stein tem um portfólio importante de medicamentos analgésicos, para dor e gastro. Essa aquisição na América Central também servirá de base para nossa operação no Equador, que soma receita de US$ 35 milhões. Saímos de 33.ª posição para 16.ª na região.
Nos últimos anos, a Eurofarma tem focado na internacionalização. Qual será o próximo passo?
Temos quatro mercados-alvo na América Latina. Este ano vamos dar início a uma operação “greenfield” (do zero) no México. Além disso, estamos olhando oportunidades de aquisições em outros países da região.
A Eurofarma quer aumentar a receita no exterior?
Nosso faturamento em 2018 foi de R$ 4,2 bilhões, dos quais quase 90% do Brasil. Em 2022, a nossa meta é que as vendas de outros países representem cerca de 30% do total da receita do grupo.
Então, aquisições no Brasil estão descartadas por ora?
Não estamos fechando os olhos para oportunidades aqui. A Eurofarma tem crescido organicamente no País a uma média de 17% nos últimos 15 anos – bem acima do mercado, que avançou de 10% a 11% no mesmo período. Somos líderes de mercado no Brasil em lançamentos de novos produtos nos últimos 24 meses. Temos forte presença nas áreas de Sistema Nervoso Central, antibióticos, pediatria e saúde da mulher.
Quais são os investimentos previstos para este ano?
Estamos investindo em um centro de desenvolvimento na nossa planta de Itapevi (Grande São Paulo) e teremos uma nova fábrica de antibióticos. A Eurofarma tem mais de 200 projetos em desenvolvimento.
Além disso, incentivamos projetos de startups.
Leia mais em: http://sindusfarma.org.br/cadastro/index.php/site/ap_imprensas/imprensa/2316
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.