05/02/2019 – 13:13
Por Stella Fontes
SÃO PAULO – O reajuste anual no preço de medicamentos no mercado brasileiro deve ser fixado em 4,46% em 2019 pelo governo federal, de acordo com cálculo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). O novo índice deve passar a valer em abril, mas a aplicação no varejo é percebida gradualmente, à medida que os estoques são renovados.
Conforme a Interfarma, houve neste ano forte influência do câmbio, embora a inflação medida pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seja o principal fator de correção.
O preço de referência dos medicamentos é corrigido anualmente pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), a partir de uma fórmula que considera inflação, produtividade da indústria, concorrência de diferentes classes terapêuticas e impacto da energia elétrica e das oscilações do câmbio, entre outros fatores.
Conforme a Interfarma, o reajuste autorizado não corrige a inflação, resultando em defasagem de preços ao setor. “Entre 2005 e 2018, os medicamentos tiveram 86,99% de reajuste, enquanto a inflação do período foi de 118,84%. Isso significa uma diferença de 31,85 pontos percentuais”, informa. Se a estimativa de 4,46% se confirmar, a continuará acima de 31 pontos percentuais, acrescenta.
Leia mais em: https://www.valor.com.br/empresas/6105051/medicamento-deve-ter-reajuste-de-446-em-2019-estima-interfarma#
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.