O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) elencou dez pontos considerados prioritários para melhorar a saúde pública e fortalecer a indústria farmacêutica no país. As medidas foram apresentadas durante a cerimônia de posse do novo presidente da entidade, Omilton Visconde Jr., realizada no último dia 14 de fevereiro. Uma das principais bandeiras é o fim da pesada carga tributária sobre medicamentos.
“Quase 32% do custo para tratar uma dor de cabeça ou uma gripe é resultante de impostos. A reforma tributária deve contemplar a redução ou mesmo a eliminação dessa alíquota, o que tende a reduzir automaticamente os preços no varejo”, ressalta. A entidade também defende uma adequação do modelo de regulação de preços à realidade brasileira.
Para o novo presidente, segmentos altamente competitivos, como medicamentos isentos de prescrição, genéricos e produtos de referência com vários concorrentes, devem ter liberdade de preços. “Essas mudanças estabeleceriam as condições necessárias para que as indústrias farmacêuticas instaladas no Brasil ampliem investimentos em inovação radical e incremental, a exemplo do que se dá nos Estados Unidos”, afirma Visconde Jr.
O Sindusfarma também reforça que o bom funcionamento do sistema de inovação no país depende da devida proteção à propriedade intelectual e da rapidez na análise e concessão de patentes. “Para isso, é urgente reformular o INPI, a fim de que o órgão possa responder aos desafios das concessões em tempo hábil”, acrescenta.
Outras medidas consideradas urgentes incluem a revisão da necessidade de manutenção dos laboratórios estatais e a menor restrição a ensaios clínicos no Brasil. “O Ministério da Saúde, por ser uma pasta eminentemente técnica, deve ser resguardado de ingerências políticas, assim como o preenchimento de cargos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e na Agência Nacional de Saúde (ANS) deve levar em conta somente as competências técnicas e os currículos de seus dirigentes”, afirma.
Leia mais em: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/02/18/sindusfarma-defende-fim-dos-impostos/
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.