Em carta de apoio ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) enviada ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o Grupo FarmaBrasil (GFB) e outras onze entidades, destacaram que o processo de neoindustrialização proposto pelo governo pressupõe a reestruturação produtiva da economia, através de novas tecnologias, para resgatar a competitividade do país no cenário global. Nesse contexto, segundo o documento datado de 2 de agosto, as entidades lembram que o aumento da inovação, que é uma das propostas do CNDI, depende efetivamente da construção de uma indústria 4.0, que utilize tecnologias com alto grau de digitalização.
Mas, para que processo avance, é fundamental que o Estado veja o INPI como parceiroe garanta ao Instituto necessários recursos, humanos e financeiros, para sua eficiente atuação. A promessa de termos prazos reduzidos para análise de marcas e patentes pelo órgão, compromisso já assumido por diversas vezes, precisa ser transformada em realidade. Contudo, ressalta a carta, não cumprir com compromisso de direcionar aproximadamente R$ 50 milhões ao Instituto quando houve receita de mais de R$ 640 milhões em 2022 traz sinalizações contraditóriassobre o real apoio que tal promessa e tais compromissos tem no novo Governo. As entidades ressaltam que, infelizmente, sabem que essa não seria a primeira vez que tal manobra em desfavor ao INPI aconteceria.
Na carta, as entidades declararam apoio à aprovação imediata do Projeto de Lei Complementar n. 143/2019 de autoria do Deputado Marcos Pereira, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados. Uma vez aprovado, o projeto restringirá a possibilidade de limitação de despesas dos recursos destinados ao INPI conforme constante da Lei Orçamentária aplicável. No entendimento de que o INPI demanda previsibilidade financeira para bem executar sua missão, as entidades pedem que o Governo também apoie a aprovação deste PL, destacando que, nos últimos anos, o INPI tem demonstrado grande avanço na prestação de serviços à população brasileira. Confira a carta abaixo.
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.