Médico em segundo mandato, o deputado Zacharias Calil (União-GO), afirma que a indústria farmacêutica nacional tem um papel vital na busca por um Sistema Único de Saúde mais completo e que garanta o acesso ao cidadão brasileiro. “Sua atuação e investimento são essenciais para o enfrentamento de desafios continentais enfrentados pelo SUS, oferecendo o que é necessário com atenção à realidade da nossa população”, afirma ele, integrante da Frente Parlamentar Mista da Saúde.
Segundo ele, “a indústria nacional tem se destacado também pelo seu investimento em pesquisa e desenvolvimento, trazendo inovação para a saúde dos brasileiros. Esse movimento precisa ser cada vez mais apoiado, com atenção especial à sustentabilidade desse importante setor”.
Quais as três prioridades da Frente Parlamentar Mista da Saúde, do qual o senhor é uma das lideranças no Congresso Nacional?
A FPMS está comprometida em tomar medidas práticas para aprimorar a saúde no Brasil, focando em transparência, educação, acessibilidade a medicamentos, tratamento e tecnologias e diálogo efetivo:
1. Observatório do Orçamento: Criaremos um portal para acompanhar de perto como o dinheiro da saúde é gasto, promovendo transparência, para isso, vamos trabalhar com a mídia para manter o público informado, além de atualizações nas nossas redes sociais. 2. Fórum para acompanhar a incorporação de novos medicamentos, tecnologias e serviços em Saúde, acompanhando o trabalho da CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) e os processos posteriores.
3. Reforma Tributária: nos posicionamos contra mudanças que prejudiquem a saúde, conscientizando a população sobre os impactos da Reforma Tributária e dialogando com o governo e a sociedade civil.
4. Farmácia Popular: depois de várias conquistas em 2023, iremos continuar no caminho do fortalecimento do programa Farmácia Popular, expandindo e divulgando sua importância com a ajuda de parceiros.
Nesse contexto, qual a importância e o papel da indústria farmacêutica nacional?
A indústria nacional tem o papel vital na busca por um Sistema Único de Saúde mais completo e que garanta o acesso ao cidadão brasileiro. Sua atuação e investimento são essenciais para o enfrentamento de desafios continentais enfrentados pelo SUS, oferecendo o que é necessário com atenção à realidade da nossa população. Para além da produção de genéricos e outros medicamentos já estabelecidos, a indústria nacional tem se destacado também pelo seu investimento em pesquisa e desenvolvimento, trazendo inovação para a saúde dos brasileiros. Esse movimento precisa ser cada vez mais apoiado, com atenção especial à sustentabilidade desse importante setor.
Qual a importância da pesquisa e da inovação para ampliar o acesso a medicamentos de qualidade e como melhorar o ambiente regulatório no Brasil para estimular novos investimentos?
Os grandes desafios impostos pela realidade brasileira na saúde pública só serão vencidos com investimento em inovação e pesquisa, que permita ao País ter um parque tecnológico moderno e equiparável a concorrentes internacionais. Oferecendo, assim, à população, uma confiança na autossuficiência de medicamentos e insumos essenciais. Para isso, é preciso que as políticas públicas garantam financiamento e um arcabouço legal que garanta a sustentabilidade desse investimento pela indústria nacional, garantindo também previsibilidade para os atores envolvidos e segurança em abastecimento para a população. Isso de uma maneira que garanta o caráter público do atendimento à saúde no Brasil e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.