Médico em segundo mandato, o deputado Zacharias Calil (União-GO), afirma que a indústria farmacêutica nacional tem um papel vital na busca por um Sistema Único de Saúde mais completo e que garanta o acesso ao cidadão brasileiro. “Sua atuação e investimento são essenciais para o enfrentamento de desafios continentais enfrentados pelo SUS, oferecendo o que é necessário com atenção à realidade da nossa população”, afirma ele, integrante da Frente Parlamentar Mista da Saúde.
Segundo ele, “a indústria nacional tem se destacado também pelo seu investimento em pesquisa e desenvolvimento, trazendo inovação para a saúde dos brasileiros. Esse movimento precisa ser cada vez mais apoiado, com atenção especial à sustentabilidade desse importante setor”.
Quais as três prioridades da Frente Parlamentar Mista da Saúde, do qual o senhor é uma das lideranças no Congresso Nacional?
A FPMS está comprometida em tomar medidas práticas para aprimorar a saúde no Brasil, focando em transparência, educação, acessibilidade a medicamentos, tratamento e tecnologias e diálogo efetivo:
1. Observatório do Orçamento: Criaremos um portal para acompanhar de perto como o dinheiro da saúde é gasto, promovendo transparência, para isso, vamos trabalhar com a mídia para manter o público informado, além de atualizações nas nossas redes sociais. 2. Fórum para acompanhar a incorporação de novos medicamentos, tecnologias e serviços em Saúde, acompanhando o trabalho da CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) e os processos posteriores.
3. Reforma Tributária: nos posicionamos contra mudanças que prejudiquem a saúde, conscientizando a população sobre os impactos da Reforma Tributária e dialogando com o governo e a sociedade civil.
4. Farmácia Popular: depois de várias conquistas em 2023, iremos continuar no caminho do fortalecimento do programa Farmácia Popular, expandindo e divulgando sua importância com a ajuda de parceiros.
Nesse contexto, qual a importância e o papel da indústria farmacêutica nacional?
A indústria nacional tem o papel vital na busca por um Sistema Único de Saúde mais completo e que garanta o acesso ao cidadão brasileiro. Sua atuação e investimento são essenciais para o enfrentamento de desafios continentais enfrentados pelo SUS, oferecendo o que é necessário com atenção à realidade da nossa população. Para além da produção de genéricos e outros medicamentos já estabelecidos, a indústria nacional tem se destacado também pelo seu investimento em pesquisa e desenvolvimento, trazendo inovação para a saúde dos brasileiros. Esse movimento precisa ser cada vez mais apoiado, com atenção especial à sustentabilidade desse importante setor.
Qual a importância da pesquisa e da inovação para ampliar o acesso a medicamentos de qualidade e como melhorar o ambiente regulatório no Brasil para estimular novos investimentos?
Os grandes desafios impostos pela realidade brasileira na saúde pública só serão vencidos com investimento em inovação e pesquisa, que permita ao País ter um parque tecnológico moderno e equiparável a concorrentes internacionais. Oferecendo, assim, à população, uma confiança na autossuficiência de medicamentos e insumos essenciais. Para isso, é preciso que as políticas públicas garantam financiamento e um arcabouço legal que garanta a sustentabilidade desse investimento pela indústria nacional, garantindo também previsibilidade para os atores envolvidos e segurança em abastecimento para a população. Isso de uma maneira que garanta o caráter público do atendimento à saúde no Brasil e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.