Por: Panorama Farmacêutico
Publicado em 25 de agosto de 2020
A Anvisa vai atualizar as Resoluções de Diretoria Colegiada nº 44/2009 e nº 302/2005. A primeira RDC dispõe sobre as boas práticas farmacêuticas e a segunda trata do regulamento técnico para o funcionamento de laboratórios clínicos.
Nesta quarta-feira, dia 26, a agência promoverá uma reunião ordinária por videoconferência para debater esses temas. Desse evento, deverão sair minutas de propostas que permitirão a abertura de consulta pública. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) contribuiu com a proposta de nova redação.
O novo texto da RDC nº 44 /2009 deverá incorporar expressões como farmácia comunitária, serviços de saúde, e assistência farmacêutica. O termo cuidado farmacêutico será vinculado ao da assistência farmacêutica, conceituado na lei nº 13.021/2014. Além dessas mudanças, o texto proposto deverá prever a exigência de inscrição das farmácias no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Já a RDC nº 302/2005 incluirá, no rol de serviços prestados, atividades como análises toxicológicas, análises clínicas em amostras de origem veterinária e análises de anatomia patológica. Os autotestes ficarão de fora do escopo da norma, que deverá prever a obrigatoriedade de implementação de Programa de Garantia da Qualidade. O programa levará em conta o gerenciamento das tecnologias, dos processos de trabalho e dos riscos inerentes, bem como a gestão de documentos e de pessoal e o programa de educação permanente dos profissionais.
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.