O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deve sancionar nos próximos dias o projeto de lei que cria regras para pesquisas com seres humanos e trata do controle das boas práticas clínicas por meio de comitês de ética em pesquisa (CEPs). O PL 6.007/2023 foi aprovado pelo Senado Federal no dia 23 de abril.
O GFB atuou ativamente no Congresso Nacional a favor da aprovação do projeto de lei, desde a tramitação na Câmara dos Deputados, pela aprovação do PL que, ao definir normas claras para pesquisa clínica no Brasil, promove isonomia de tratamento entre pesquisas nacionais e estrangeiras e estabelece prazos para análises nas instâncias envolvidas, aumentando assim a previsibilidade e a segurança jurídica.
Essas medidas facilitam o planejamento e realização de investimentos, incentivando o crescimento da indústria farmacêutica e a inovação no país. O projeto tem nove capítulos, que estabelecem exigências éticas e científicas nas pesquisas, instâncias de revisão ética (representadas pelos CEP), proteção dos voluntários, responsabilidade dos pesquisadores e patrocinadores, entre outros temas.
Além disso, cria regras para fabricação, uso, importação e exportação de bens ou produtos para esse tipo de pesquisa. Também estão previstas regras para o armazenamento e a utilização de dados e de material biológico humano.
As pesquisas, de acordo com o texto aprovado, deverão atender a exigências éticas e científicas, como embasamento em relação risco-benefício favorável ao participante; respeito a seus direitos, segurança e bem-estar; e respeito a sua privacidade e ao sigilo de sua identidade.
O Grupo FarmaBrasil é uma associação privada, sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à representação de empresas farmacêuticas de capital nacional, com foco em inovação no setor. Esclarecemos que não comercializamos produtos ou equipamentos de qualquer natureza.
⚠ Atenção: Não temos qualquer relação ou vínculo com empresas que utilizem o nome “Farma Brasil” para venda de produtos ou equipamentos. Se você está sendo abordado por alguma entidade com esse nome para realizar compras online, saiba que não somos nós. Nosso compromisso é voltado apenas à defesa dos interesses do setor farmacêutico nacional.